Novo Polo

Novo Polo oferece o que há de mais moderno em termos de design, inovação, alta performance e segurança


  • Carro do ano 2018 pela Auto Esporte
  • Melhor Carro Nacional pela Car Magazine
  • Carro mais seguro do Brasil, com 5 estrelas para adultos e crianças
  • Campeão dos comparativos do Jornal do Carro, Auto Esporte e Quatro Rodas
  • Estratégia Modular MQB permite recursos de assistência à condução e segurança de veículos superiores
  • Estrutura composta por aços especiais de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente garante elevada segurança e baixo peso
  • Todas as versões têm classificação “A” no Programa de Etiquetagem Veicular do INMETRO
  • Design dianteiro é exclusivo para o Brasil. Interior moderno dá as boas-vindas ao mundo digital
  • Novo Polo estreia a segunda geração do Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas e alta resolução
  • Sistema de infotainment com tela de 8 polegadas faz espelhamento de smartphone por plataformas Apple CarPlay e Android Auto

Versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI. O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem.

Interior revolucionário: bem-vindo ao mundo digital

Um novo design de painel e interior para os modelos compactos da Volkswagen está surgindo com o Novo Polo. O foco do desenvolvimento da cabine foi no contínuo crescimento da digitalização dos mostradores e controles, assim como da conectividade, o que exigiu soluções inéditas. A interação entre o painel Active Info Display e os sistemas de infotainment tornou necessárias novas interpretações.

Infotainment de 8 polegadas

A nova arquitetura do painel começa com o objetivo de posicionar o sistema de infotainment muito mais acima do que antes, para poder ficar na linha direta de visão do motorista. Como o display tinha que se unir visualmente aos instrumentos para criar uma “ilha”, também ficou claro que as saídas de ar centrais tinham que ir para baixo. Tudo isso resultou em uma arquitetura para o painel contemporânea, introduzindo uma nova era de digitalização e conectividade na categoria.

Dirigibilidade é um dos destaques do Novo Polo

O motorista se senta ao volante do Novo Polo e, em qualquer versão do modelo, encontra a posição ideal de dirigir – o assento do motorista tem ajuste de altura gradual de série em todas as versões do modelo e o campo de regulagem longitudinal é o maior do segmento (288 mm). Há oferta de regulagem de altura e distância do volante para o modelo a partir da versão Comfortline.

Todas as versões do Novo Polo são equipadas com sistema de direção com assistência elétrica. Além do excelente conforto e precisão, uma das principais vantagens da assistência elétrica em relação aos sistemas de assistência hidráulica é só demandar energia quando necessário. Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica (convencional).

O controle eletrônico da direção possui vários mapeamentos, permitindo a carga adequada para cada situação.

O sistema de assistência elétrica não utiliza fluido em seu funcionamento, o que é outra vantagem em relação à assistência hidráulica. Além de ser melhor para o meio ambiente, o usuário tem um item a menos com que se preocupar nas manutenções.

O acerto das suspensões do Novo Polo também colabora para a excelente dirigibilidade. O modelo tem configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. As molas e amortecedores possuem cargas definidas de acordo com as condições brasileiras, garantindo mais conforto.

O Novo Polo é calçado com pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível – sem deixar de lado a alta performance dinâmica, em dirigibilidade e frenagens. São três medidas disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17. Ponto importante para a segurança: todas as versões do Novo Polo possuem rodas com cinco parafusos de fixação.

Estrutura de aços especiais – menor peso, maior segurança

Entre os vários fatores que influenciam no consumo de combustível de um carro, o peso responde por aproximadamente 25% - ou seja, ¼ do total. Qualquer redução no peso do automóvel, portanto, significa diminuição também no gasto de combustível.

Com a Estratégia Modular MQB, a Volkswagen consegue reduzir o peso total do veículo ao mesmo tempo em que constrói o Novo Polo de forma a fazê-lo um dos modelos mais seguros de seu segmento. Mais do que isso: a MQB garante elevado conforto de rodagem e grande desempenho dinâmico.

Mais de 50% da estrutura da carroceria do Novo Polo é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência.

A estrutura do assoalho, na Estratégia Modular MQB, possui grande aplicação de aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional. A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

Novo Polo tem o menor índice de reparabilidade do Brasil

A Volkswagen é a marca com os melhores índices de reparabilidade do País, de acordo com o ranking Car Group 2017, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). E o Novo Polo chega para reforçar a estratégia de baixo custo de manutenção – o modelo obteve o melhor índice geral de reparabilidade entre todos os veículos participantes, com classificação 10, a mesma do up! e do cross up!.

Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo. O Novo Polo mantém, dessa forma, o melhor resultado não apenas dentro da categoria, mas também entre todos os veículos de diferentes segmentos avaliados pelo CESVI Brasil (base janeiro de 2017).

Padrão de conforto de classes superiores

A estrutura especialmente rígida permite ao Novo Polo atingir níveis de conforto de veículos de classes superiores, em termos de acústica e vibração. Ele utiliza um sistema de coxinização do tipo pendular, o que proporciona uma excelente isolação de ruído e vibração. A maior parte dos componentes é feita de liga de alumínio, o que oferece alta resistência e colabora para redução de peso do veículo.

 Freios a disco nas quatro rodas

O Novo Polo tem freios a disco nas quatro rodas como item de série nas versões TSI. Os discos têm 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras.

Freios a disco colaboram para melhor performance e proporcionam maior resistência ao chamado “fading”, a perda de eficiência por aquecimento (numa descida de serra, por exemplo).

Todas as versões do Novo Polo são equipadas com M-ABS, que inclui o sistema de freios antitravamento ABS (um dos mais modernos disponíveis) e outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem), que distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança.

Também está incluído no M-ABS o TC (Controle de Tração), que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.

Controle Eletrônico de Estabilidade

Nas versões TSI, o Novo Polo é equipado de série com ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

Segurança Ativa – assistência para prevenir acidentes

Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão - Entre os recursos de Segurança Ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB está o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, um item exclusivo no segmento, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

Também está entre os recursos de segurança o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar e tomar um café.

O Novo Polo é equipado de série, em todas as versões, com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as bolsas laterais protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes

Sistema ISOFIX®, top-tether e alerta para cinto de segurança desatado

O Novo Polo é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).

 Motor TSI de 128 cv e 200 Nm – o maior torque da categoria

As versões Comfortline e Highline do Novo Polo estão disponíveis exclusivamente com o motor 200 TSI, que é combinado à transmissão automática de 6 marchas. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor 200 TSI é da família EA211 – que também se caracteriza pela modularidade.

Total Flex, esse motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. A potência máxima é de 128 cv (94 kW) com etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm, com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm.

Equipado com esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge velocidade máxima de 192 km/h (dados com etanol).

‘200 TSI’ – Entenda os benefícios do alto torque

O Novo Polo inaugura uma nova estratégia da Volkswagen – a sigla ‘200 TSI’ (referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com tecnologia de turbocompressor e injeção direta de combustível). Essa nova nomenclatura é aplicada na tampa traseira do Novo Polo com motor TSI, reforçando o maior torque do segmento de compactos premium, e em baixas rotações.

Motor 1.6 MSI – eficiência e desempenho

O motor 1.6 MSI que compõe a oferta do Novo Polo (sempre combinada ao câmbio manual de 5 marchas) é também da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.

 Motor 1.0 MPI – eficiência premiada

O terceiro motor da família EA211 oferecido para o Novo Polo é o conhecido e premiado 1.0 MPI de três cilindros. Também combinado ao câmbio manual de 5 marchas, tem 999 cm³ de cilindrada, é Total Flex e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, o novo EA211 é 24 kg mais leve. 

Classificação “A” em consumo de combustível

Todas as versões do Novo Polo têm classificação “A” (a mais eficiente) em consumo de combustível no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). 

Active Info Display – exclusividade no segmento

Com a Estratégia Modular MQB, vários sistemas de infotainment passarão a ser oferecidos – o Novo Polo é o primeiro Volkswagen a trazer a segunda geração do Active Info Display –, sistema Discover Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e aparência de smartphone, além de duas entradas USB.

Discover Media com tela de 8 polegadas

Disponível para a versão Highline do Novo Polo, o sistema Discover Media permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink).

Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui três entradas USB – incluindo uma para o banco traseiro

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